Juara, 25 de julho de 2024 — Faleceu por volta das 16 horas desta quinta-feira, João Alberto Conte, um dos pioneiros na pecuária de Mato Grosso e grande criador de touros da raça nelore mocho, da Marca JÁ.
Com 76 anos de idade, João Alberto Conte deixa um legado importante para o agronegócio de Mato Grosso e exemplos que deverão serem rseguidos por várias gerações.
Gaúcho de Veranópolis, Rio Grande do Sul, João Conte nasceu em 21 de novembro de 1947, formou-se em medicina veterinária pela faculdade de Pelotas, RS, e, antes de vir para o Mato Grosso, João Conte morou em Bituruna, no estado do Paraná, no estado de Minas Gerais e aportou em Juara no ano de 1980..
João Conte era casado com a senhora Nilce Conte, com quem teve três filhos, João vicente Neto, já falecido, Luiz Fernando Amado Conte, que seguiu os passos do pai nos negócios, e Thais Conte, que é bioquímica.
Sua dedicação à pecuária deixou marcas indeléveis, como a realização de grandes leilões de gado, pioneiramente transmitidos via satélite pelo Canal do Boi.
Em 1988, João Conte candidatou-se a prefeito de Juara pelo MDB, tendo como candidato a vice-prefeito Francisco Severino, um líder comunitário de Águas Claras. A chapa obteve a segunda maior votação, ficando atrás apenas de José Pedro Dias, conhecido como Zé Paraná, que venceu o pleito daquele ano.
Um marco na carreira de João Conte foi a participação na fundação da ACRIVALE – Associação dos Criadores do Vale do Arinos, em 19 de abril de 1989. Ele foi o primeiro tesoureiro da associação, ao lado do então presidente e vice-prefeito, Aparecido Pinotti.
Posteriormente, João Conte foi eleito presidente, da entidade, voltou outras duas vezes á presidência, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento da pecuária na região.
O legado de João Conte inclui o tradicional Leilão João Conte e Convidados, que está marcado para o dia 13 de agosto deste ano, em comemoração aos 40 anos de seleção da marca João Conte Nelore Mocho, será realizado pela 23ª vez. No entanto, pela primeira vez, o fundador não estará presente.
A comunidade de Juara e o setor agropecuário de Mato Grosso lamentam profundamente a perda de João Conte, um visionário e líder em seu campo. Seu trabalho e suas conquistas continuarão a inspirar futuras gerações de pecuaristas e agricultores.
Redação Local, Juara Notícias
Publicado em 25 de Julho de 2024 , 20h23 - Atualizado as 05h54