O prefeito de Juara, Valdinei Holanda Moraes, realizará nesta sexta-feira, dia 19, às 10 horas, a assinatura da Ordem de Serviço que autoriza o início das obras no Terminal Rodoviário do município.
O ato oficial acontecerá no gabinete do prefeito, no Paço Municipal Izaura Emília de Oliveira, e contará com a presença da imprensa.
A assinatura marca um importante passo para a melhoria da infraestrutura urbana de Juara, especialmente no setor de transporte intermunicipal, que nos últimos anos passou a registrar aumento significativo no fluxo de ônibus e passageiros.
A ex-vereadora Marta Dalpiaz, apontada como a principal articuladora da conquista do recurso, falou ao Show de Notícias sobre a luta para viabilizar a obra. Segundo ela, a necessidade de um novo terminal ficou evidente a partir da chegada de novas empresas de transporte ao município.
“A partir do momento que a gente começou a receber outras empresas de ônibus, eu percebi a inviabilidade desse terminal que está aí. No horário das 18h30, 19h, vira um caos, porque os ônibus não têm espaço para fazer manobras. Além disso, o terminal não tem conforto para o passageiro”, relatou.
Marta explicou que, em 2023, esteve em Brasília em busca de recursos, quando conversou com o deputado Juarez Costa (MDB), que se comprometeu a aportar o investimento por meio do Ministério do Turismo, desde que o município apresentasse um projeto técnico.
“O Juarez disse que tentaria colocar o recurso, mas que precisávamos correr atrás do projeto. Conversei com o prefeito da época, Carlos Sirena, que orientou procurar a AMM – Associação Mato-grossense dos Municípios. Eu fui lá com o engenheiro Júnior Tolove e, como eles tinham uns modelos de projetos, adequaram um à realidade de Juara”, destacou.
Após a elaboração do projeto, o recurso foi oficialmente destinado, passando por um longo trâmite burocrático, com análises e adequações exigidas pela Caixa Econômica Federal. Com a conclusão do processo licitatório, o projeto entrou na fase final de conferência.
“Agora a Caixa analisa o processo licitatório e, se estiver tudo certo, a prefeitura já pode dar a ordem de serviço”, explicou a ex-vereadora.
Com a assinatura da Ordem de Serviço, a expectativa é que as obras tenham início imediato, trazendo mais conforto, segurança e organização para usuários e empresas que utilizam o Terminal Rodoviário de Juara.
: Aparicio Cardozo - Show de Notícias
Publicado em 19 de Dezembro de 2025 , 04h47 - Atualizado as 04h57