Um filhote de onça-pintada foi resgatado na manhã desta segunda-feira (18), em Barra do Garças (509 km a Leste). O animal havia aparecido no quintal de uma propriedade rural com dificuldade para se locomover e moradores realizaram a denúncia à Polícia Civil.
O resgate foi realizado por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) e uma clínica veterinária da cidade foi acionada para disponibilizar o suporte técnico, incluindo a gaiola para o transporte do felino.
Após o resgate, o filhote foi encaminhado à clínica, onde passou por avaliação médica e recebeu os cuidados iniciais. Os órgãos ambientais competentes também foram comunicados para as medidas legais e destinação adequada do animal.
A Polícia Civil se utilizou do ocorrido para reforçar que casos de animais silvestres encontrados em casa devem ser comunicados e a distância mantida.
“A Polícia Civil enaltece que, ao encontrar animais silvestres, especialmente espécies ameaçadas como a onça-pintada, a população deve evitar qualquer aproximação ou tentativa de manejo, acionando imediatamente os órgãos responsáveis”, disse a delegada Luciana Canaverde.