O diretor provisório e voluntário do Museu do Vale do Arinos expediu uma nota mostrando a real situação do Museu do Vale do Arinos e o descaso por parte da prefeitura de Juara. Ele disse em entrevista que juntamente com a diretoria fez algumas reuniões com o prefeito, porém, todas sem sucessos.
Ele afimou em entrevista que ja enviou um documento para a Câmara de vereadores de Juara na tentativa de buscar solução para o problema e aguardar resposta do Legislativo Municipal.
Veja a Nota na íntegra publicada pela direção do Museu:
O Museu do Vale do Arinos surgiu de uma iniciativa do Instituto Ecumam em parceria com a Unemat.
Essas duas instituições deram todas as condições de existência material do museu, mesmo sendo o museu uma instituição pública municipal de responsabilidade da prefeitura.
Foram 04 anos de serviços voluntários em prol de promover uma instituição pública de defesa, proteção e difusão do patrimônio histórico e cultural de Juara.
O combinado era que em junho de 2022 a prefeitura assumiria a responsabilidade (que já era sua desde 2018), com o compromisso de promover processo seletivo público para contratação de servidores e a previsão do museu no orçamento público municipal.
O que não ocorreu. Todos os acordos em que o Prefeito Carlos Sirena se comprometeu, não cumpriu nenhum.
Além de ser uma falta de respeito com a população de Juara, com os contribuintes, é também uma falta de respeito com os profissionais que trabalharam voluntariamente por anos para que o museu pudesse funcionar de forma regular na sociedade.
Essa semana foi protocolado um ofício circular com os vereadores de Juara onde solicitamos averiguação da destinação dos recursos da cultura, do turismo e do desenvolvimento regional, onde estão?
Não temos visto qualquer investimento significativo nesses setores nessa gestão municipal? Então onde estão os recursos que deveriam ser voltados a esses setores?
O museu é uma instituição de memória, de cultura, de turismo e de desenvolvimento regional. Nunca recebeu recursos.
Também nesta semana a prefeitura destinou recursos públicos para a ACRIVALE, uma associação privada, historicamente rica, e, no entanto, deixa o museu desassistido de recursos.
O museu é uma instituição de interesse púbico, que deveria então ser prioridade na destinação de recursos púbicos, mas o prefeito Carlos Sirena prefere dar assistência a uma associação privada.
Entendemos que isso além de um absurdo completo pode configurar uso irregular do dinheiro público. Acionaremos o Ministério Público.
PORTAL DO ARINOS MT...