Através de trocas de ideias em um bate papo formal, na manhã deste domingo, dia 24 de julho no aplicativo whatsapp em um grupo denominado ‘Amigos em Juara’ sobre a questão de trabalhos, chegou a conclusão de que atualmente, o município de Juara tem sido palco de geração de vários empregos.
Após uma breve analises e busca feita pela reportagem do Portal do Arinos descobrimos que em 2021, considerado o ano da pandemia, quando tinha altos índices de contaminação, apenas os meses de setembro, novembro e dezembro houve saldos negativos na geração de emprego.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o setor agropecuário se manteve como o maior gerador de empregos, seguido das indústrias.
Apesar do agronegócio ser o maior gerador de empregos formais numa visão global, já no mês de março de 2022, o setor agropecuário foi o único com saldo negativo de 50 empregos com 103 admitidos e 153 desligados.
O setor de construção ficou com 20,39% de toda mão de obra formal.
Novos fatores e indicativos:
Conforme pesquisado pela reportagem do Portal do Arinos, de janeiro a maio de 2022 foram registradas 02 (dois mil) admissões formais e 1,7 mil desligamentos com saldo positivo de 389 novos trabalhadores, desempenho considerado superior ao do ano passado de 2021, quando o saldo foi de 305.
Em Juara região do Vale do Arinos teve um dos melhores desempenhos, e durante mês consecutivo teve saldo positivo de geração de emprego formal em 2022.
Atualmente, diversas vagas de empregos nos mais variados setores estão disponíveis em Juara, desde agronegócios a comércios de gêneros alimentícios e conveniências.
Ao finalizarmos essa reportagem, um empreendedor de Juara nos disse que, além dos 28 empregos que oferece, ainda precisa de um ajudante e um gerente para sua empresa e está tendo dificuldades para encontrar em Juara cujo salário ultrapassa os 02 (dois) mil reais.
PORTAL DO ARINOS MT...