O transporte intermunicipal de ônibus em Juara e nos demais municípios do Vale do Arinos se tornou um caso sério nos últimos anos e virou alvo de muitas reclamações, por conta da falta de ônibus, preços muito altos, atraso ou demora nas viagens e troca constantes de empresas prestadora de serviço.
A vereadora Marta Dalpiaz Republicano) explica que a população ainda vai conviver um bom tempo com essa situação. Isso porque a concessão de empresa de ônibus pelo período de 20 anos está em processo de judicialização, e ainda não há prazo para conclusão.
Enquanto isso, para que a região do Vale do Arinos não fique desassistida, as empresas de ônibus atuam pelo processo licitatório emergencial por um período de 06 (seis) meses podendo ser aditivada conforme a atuação dela.
Preocupada em encontrar uma solução temporária para essa situação, a vereadora Marta Dalpiaz esteve na capital do Estado em Cuiabá e disse que esteve na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGER) e na SINFRA para verificar essa questão dos ônibus que saem de Juara para Cuiabá com muitas paradas e acaba demorando demais e atrasando a viagem dos usuários dessas linhas de transporte.
“O sistema pinga pinga (com muitas paradas) é muito ruim, e tem pessoas que viajam para resolver negócios urgentes e acaba perdendo tempo”, disse a vereadora.
A novidade e mudança no transporte intermunicipal no Vale do Arinos:
Uma nova empresa deve assumir a linha de ônibus intermunicipal e a atual empresa Itamarati permanecerá com duas linhas para Cuiabá, sendo uma no formato do famoso Pinga-Pinga e outro ônibus direto.
A Empresa Transmol não permanecerá em Juara, disse a vereadora Marta na Tribuna da última a Sessão Ordinária e depois novamente em entrevista à Rádio tucunaré.
A parlamentar informou, que a região do Vale do Arinos agrega com Sinop e por isso, a Transmol não tem licitação para muito tempo, pois foi uma situação emergencial e fez contrato para atuar por 6 meses no Vale do Arinos e poderia ser renovada por mais 6 meses, mas como teve denúncias contra atuação dela, não houve a renovação da concessão, por qualidade de serviço ou outros motivos e assim, a empresa Gênesis ganhou a licitação e vai operar em Juara com linha direta para Cuiabá. “Então, nós vamos ter nos próximos dias, a Gênesis atuando na modalidade diferenciada, que é o Executivo, que é o ônibus direto e a Itamarati. Ela fará também um horário direto. Ela fará o horário do Pinga-Pinga e também em horário direto, porque a AGER assim liberou”, disse.
A parlamentar lembrou ainda, que todos os serviços podem ser melhorados, quando a população começa a utilizar os canais de denúncias como Ouvidorias. “é importante que a população entenda, que o nosso serviço só melhora, se a gente usar os canais da ouvidoria para fazer as denúncias. Toda denúncia é apurada pela tão importante”, disse.
Outra questão que a Vereadora observou em atendimento a populares, é sobre a linha entre Juara e Juína durante o dia, porque hoje só existe no horário das 2 horas da madrugada.
O presidente da AGER pediu um prazo para que possa analisar e ofertar esse novo horário ou para empresa Expresso Juína ou para a empresa Itamarati durante o dia, encerrou a Vereadora.
FONTE: PORTAL DO ARINOS