Offline
24 de fevereiro é Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil
Início 24/02/2025 às 00:01
Fim 24/02/2025 às 23:59

Na próxima quinta-feira, 24 de fevereiro, é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Embora tenha sido reconhecido em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, e incorporado à Constituição em 1934, somente em 1965 o voto feminino se tornou obrigatório e equiparado ao voto masculino. Após 90 anos, esta incontestável conquista do movimento feminista permanece sendo referência para os desafios enfrentados pelas mulheres no cenário político institucional ainda marcado pelas desigualdades de gênero.

 

Para a professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Adriana Dantas, a aprovação da Constituição de 1988 é o ponto alto deste processo histórico pelas garantias efetivas para a consolidação da participação feminina  no processo eleitoral:  A grande conquista vem mesmo com a Constituição de 1988, o voto amplo e irrestrito com  a participação efetiva das mulheres, na condição de constituintes, participando da construção da Constituição, como Benedita da Silva e Lídice da Mata juntamente com outras. 

 

Apesar de ser a maioria do eleitorado brasileiro, com 52,6% do total de eleitoras, segundo os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres não são maioria entre os/as eleitos/as. O cenário político brasileiro é eminentemente masculino. Nas eleições de 2018, somente uma mulher se elegeu governadora e apenas 11% das candidaturas eleitas para o Congresso foram femininas. Outro dado relevante, apresentado pelo TSE que aponta para as desigualdades de gênero na participação política, é o de candidaturas laranjas – mais de 87% das candidaturas que não tiveram nenhum voto em 2018 são de mulheres.