No hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono começa sempre entre: dias 20 e 21 de março, ou seja, quando termina o verão.
No Brasil e no resto do hemisfério sul, o outono termina entre: dias 20 e 21 de junho, quando tem início o inverno.
Essa estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.
O outono do hemisfério Sul é chamado de "austral", enquanto no hemisfério Norte é conhecido por "outono boreal".
Características do outono
O outono é a estação do ano que tem características intermediárias às do verão e do inverno, pois ocorre entre essas duas estações.
Reconhecemos o outono pela perda gradativa da coloração das folhas, fazendo com que essa estação seja marcada por tons amarelos, castanhos e vermelhos. Observamos também que nas árvores a tendência é que as folhas caiam.
As características do outono podem variar de uma região para outra. Entretanto, podemos simplificar as principais características observadas em:
As condições climatológicas passam por mudanças rápidas;
Por se tratar da transição de um período mais quente para uma estação mais fria, as temperaturas tendem a diminuir gradativamente;
As folhas de algumas árvores começam a mudar de cor por causa da diminuição da clorofila, já que com menos luz não ocorre a fotossíntese;
As noites começam a ficar mais longas e, por isso, os dias são mais curtos pela inclinação dos hemisférios em relação ao Sol;
As folhas tendem a cair para que as árvores economizem energia já que ocorre a diminuição da fotossíntese;
Os nevoeiros se formam pela condensação do vapor d'água no ar, resultado da umidade elevada e queda da temperatura.
Equinócio de outono
O equinócio de outono é o fenômeno astronômico que marca o início da estação do outono e caracteriza-se pela maior incidência do Sol nas regiões próximas à linha do Equador.
O equinócio também é responsável por marcar o início da primavera. Portanto, temos dois equinócios no ano, que no Brasil ocorrem em março (equinócio de outono) e setembro (equinócio de primavera).
A palavra equinócio tem origem de dois termos do latim: aequus (igual) + nox (noite), que pode ser traduzido como "noite igual". Quando esse fenômeno ocorre, a luz do Sol incide com a mesma intensidade nos hemisférios Norte e Sul.
Quando começa o outono, o dia e a noite têm praticamente a mesma duração, 12 horas, pois o Sol está em uma posição que os raios solares incidem sob a linha do Equador.
Gradualmente, os dias no outono vão se tornando mais curtos e as noites mais longas, pois a iluminação solar tende a ficar desigual pela inclinação na órbita do planeta.
O término do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de inverno. O solstício de inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, ou seja, no hemisfério Norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul é inverno.
Outono no Brasil
O outono não é uma estação bem definida em todo o planeta. Enquanto no hemisfério Norte é mais fácil perceber as mudanças entre as quatro estações, no hemisfério Sul isso dependerá da região onde se esteja.
O outono brasileiro apresenta características diferentes nas regiões do país, sendo mais perceptível em alguns lugares do que em outros.
A Região Norte apresenta temperatura homogênea nessa época do ano, com ocorrência de chuva no extremo norte pela instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e friagem no sul da região por massas de ar polares.
A Região Nordeste apresentatemperaturas constantes, diminuição dos períodos chuvosos no semiárido, e no norte e leste da região é comum a ocorrência de chuvas.
A Região Sul apresenta diminuição da temperatura pela formação de massas de ar frio. Geadas e nevoeiros tornam-se comuns, além da possibilidade de neve nas serras e planaltos gaúchos.
A Região Sudeste apresenta quedas de temperatura pela massa de ar frio vinda do sul, além da ocorrência de nevoeiros e geadas. O norte de Minas Gerais é marcado pela diminuição das chuvas;
A Região Centro-Oeste apresenta nevoeiros frequentes e pode ocorrer geada no Mato Grosso do Sul. Os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e uma parte de Goiás apresentam períodos de friagem pela diminuição brusca da temperatura.