Offline
Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil
Início 15/02/2024 às 00:00
Fim 15/02/2024 às 00:00
Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil

Em 2002, a Childhood Cancer International, criou esta data para simbolizar uma campanha global de conscientização sobre o câncer infantil e, também, expressar seu apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias, com foco em reduzir as fronteiras e aumentar o acesso aos cuidados e à cura.

Pesquisas apontam que uma criança morre de câncer a cada três minutos. No ano, são mais de 300.000 crianças, com idades entre 0 e 19 anos, diagnosticadas com câncer em todo o mundo.

A OMS (Organizaçãao Mundial da Saúde) tem como objetivo fazer com que esse tipo de câncer seja uma prioridade nacional e global e alcançar, pelo menos, 60% de sobrevivências para todos os diagnosticados no mundo, até 2030. Representando, aproximadamente, o dobro da taxa de cura atual.

Os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias, linfomas e tumores cerebrais, com causas, para a maioria do casos, desconhecidas.

Conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer), os seguintes sintomas representam sinais de alerta e devem ser avaliados por um médico:

– palidez, hematomas ou sangramento;

– caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores, sem febre ou outros sinais de infecção;

– perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, suores noturnos;

– alterações nos olhos, como: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;

– inchaço abdominal;

– dores de cabeça, especialmente se for incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);

– dor em membros como braços ou pernas, ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção;

– fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento;

– tontura, perda do equilíbrio ou da coordenação.

Todos juntos pela Prevenção e Combate.

A beeIT, apoia.

beeIT, soluções inovadoras para Sistemas de Saúde.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/